domingo, setembro 14, 2008



Difícil ser funcionário
João Cabral de Melo Neto


Difícil ser funcionário
Nesta segunda-feira.
Eu te telefono, Carlos
Pedindo conselho.

Não é lá fora o dia
Que me deixa assim,
Cinemas, avenidas,
E outros não-fazeres.

É a dor das coisas,
O luto desta mesa;
É o regimento proibindo

Assovios, versos, flores.
Eu nunca suspeitara
Tanta roupa preta;
Tão pouco essas palavras
Funcionárias, sem amor.

Carlos, há uma máquina
Que nunca escreve cartas;
Há uma garrafa de tinta
Que nunca bebeu álcool.

E os arquivos, Carlos,
As caixas de papéis:
Túmulos para todos
Os tamanhos de meu corpo.

Não me sinto correto
De gravata de cor,
E na cabeça uma moça
Em forma de lembrança

Não encontro a palavra
Que diga a esses móveis.
Se os pudesse encarar...
Fazer seu nojo meu...

Carlos, dessa náusea
Como colher a flor?
Eu te telefono, Carlos,
Pedindo conselho.
Love ate my name
my identity
my picture

Love ate my age certificate
my geneology
my adress
Love ate all my business cards

Love came and ate all the paper
where i had writen my name

Love ate my clothes
my hankerchiefs
my shirts

Love ate meters and meters of ties

Love ate my suites' measurements
my shoe number
my hat size

Love ate my height
my weight
my eyes colour
and my hair

Love ate my peace and my war
my day
and my night
my summer
and my winter

Eat my silence
my headache
my fear of death

(conversa de Joaquim, Os três mal-amados, João Cabral de Melo Neto)

quarta-feira, maio 28, 2008



Sicko - $O$ Saúde
(EUA/2007)
Documentário
Direção: Michael Moore
Roteiro: Michael Moore
Elenco: Michael Moore (Ele mesmo! - o cara tem mais utilidades que um Bombril! rs)


Michael Moore tem feito carreira em cima de documentários controversos. Desde que estourou na mídia com o excelente “Tiros em Columbine”, em que criticava o fascínio dos americanos por armas de fogo, o diretor tem sempre procurado algum assunto polêmico para “cutucar a ferida” de seu país. Seu filme seguinte, “Farenheit 11 de Setembro”, não alcançou o sucesso esperado, mas agora ele novamente parece ter acertado o alvo. Em “SOS Saúde”, Moore critica o sistema de saúde norte-americano, com planos de saúde caros e um sistema público falido, comparando-o com o modelo adotado em outros países desenvolvidos, como
Canadá e França. “SOS Saúde” foi eleito melhor documentário do ano de 2007 por várias associações de críticos e merece ser assistido.

quinta-feira, maio 01, 2008

SOBRE A LIBERDADE
-Albert Einstein


Sei que é inútil os juízo de valores fundamentais. Se alguém aprova como meta, por exemplo, a eliminação da espécie humana da face da Terra, não se pode refutar esse ponto de vista em bases racionais. Se houver porém concordância quanto a certas metas e valores, é possível discutir racionalmente os meios elos quais esses objetivos podem ser atingidos. Indiquemos, portanto duas metas com que certamente estarão de acordo quase todos os que lêem estas linhas

1. Os bens instrumentais que servem para preservar a vida e a saúde de todos os seres humanos devem ser produzidos mediante o menor esforço possível para todos.

2. A satisfação de necessidades físicas é por certo a precondição indispensavel de uma existência satisfatória, mas em si mesmas não é suficiente. Para se realizar, os homens precisam ter também a possibilidade de desenvolver suas capacidades intelectuais e artísticas sem limites restritivos, segundo suas características e aptidões pessoas.

A primeira dessas duas metas exige a promoção de todo conhecimento referente às leis das natureza e dos processos socias, isto é, a promoção de todo esforço científico. Pois o empreendimento científico é um todo natural, cujas partes se sustentam mutuamente de uma maneria que certamente ninguém pode prever.

Entretanto, o progresso da ciência pressupõe de comunicação irrestrita de todos e julgamentos - liberdade de expressão e ensino em todos os campos do esforço intelectual. Por liberdade, entendo condições socias, tais que, a expressão de opiniões e afirmações sobre questões gerais e particulares do conhecimento não envolvam perigos ou graves desvantagens para seus atos. Essa liberdade de comunicação é indispensável para o desenvolvimento e a ampliação do conhecimento científico, aspecto de grande importância prática. Em primeiro lugar, ela deve ser assegurada por lei. Mas as leis por si mesmas não podem assegurar a liberdade de expressão; para que todo homem possa expor suas idéias sem ser punido, deve haver um espírito de tolêrancia em toda a população. Tal ideal de liberdade externa jamais poderá ser plenamente atingido, mas deve ser incansavelmente perseguido para que o pensamento científico e o pensamento filósofico, e criativo em geral, possam avançar tanto quanto possível.

Para que a segunda meta, isso é, a possibilidade de desenvolvimento espiritual de todos os indivíduos, possaser assegurada, é necessário um segundo tipo de liberdade externa. O homem não deve ser obrigado a trabalhar para suprir as necessidades da vida numa intensidade tal que não lhe restem tempo nem forças para as suas atividades pessois. Sem este segundo tipo de liberdade externa, a liberdade de expressão é inútil para ele. Avanços na tecnologia tornariam possivel esse tipo de liberdade, se o problema de uma divisão justa do trabalho fosse resolvido.

O desenvolvimento da ciência e das atividades criativas do espírito en geral exige ainda outro tipo de liberdade, que pode ser caracterizado como liberdade interna. Trata-se daquela liberdade de espírito que consiste na indepêndencia do pensamento em fase das restrições de preconceitos autoritários e sociais, bem como, da "rotinização" e do hábito irrefletidos em gerla. Essa liberdade interna é um raro dom da natureza e uma valiosa meta para o individuo. No entanto, a comunidade pode fazer muito para favorecer essa conquista, pelo menos deixando de interferiri no desenvolvimento. As escolas, por exemplo, podem interferir no desenvolvimento da liberdade interna mediante influencias autoritarias e a imposição de cargas espirituais aos jovens excessivas; por outro lado, as escolas podem favorecer essa liberdade, incentivando o pensamento independente. Só quando a liberdade externa e interna são constantes e conscienciosamente perseguidas há possibilidade de desenvolvimento e aperfeiçoamento espiritual e, portanto, de aproximar a vida externa e a interna do homem

sexta-feira, março 07, 2008






























ESTÔMAGO - ESTRÉIA : 11 DE ABRIL
direção: Marcos Jorge (estréia)
roteiro: Lusa Silvestre (do conto "Presos pelo Estômago"), Marcos Jorge, Cláudia da Natividade e Fabrizio Donvito
diretor de fotografia :Toca Seabra ( "O Invasor" -2002, "Cidade Baixa" -2005, “Cão se Dono" -2007)

.:Prêmios:.
GRANDE VENCEDOR DO FESTIVAL DO RIO 2007
.:Melhor Filme (Prêmio do Público)/Melhor Diretor (Marco Jorge)/Melhor Ator (João Miguel)/Prêmio Especial do Júri (Babu Santana).:
.:FESTIVAL DE ROTTERDAN.:.Lions Award 2008.:
.:FESTIVAL DE BERLIM .:.Seleção Oficial.:
.:FESTIVAL DE PUENTA DEL ESTE.:.Melhor Filme/Melhor Ator (João Miguel)

Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato, o protagonista de ESTÔMAGO, arranja um caminho à parte: ele cozinha.
Ao migrar do interior para a cidade grande, Raimundo descobre seu talento para a culinária. Suas coxinhas tranformam o boteco onde trabalha em sucesso local. Até que acaba sendo descoberto e assim descobrindo todos os sabores da culinária italiana, e como não podia deixar de ser, o vinho. A vida de Nonato muda, inicia-se sua afirmação no mundo: uma casa, roupas, relacionamentos sociais e, sobretudo, o amor de uma mulher.
O talento de Nonato na cozinha também é logo descoberto pelos seus companheiros de cela. Para eles a chegada do novo companheiro na cela é a salvação. Nonato, à sua revelia, passa então a ser conhecido como Alecrim, e junto com o nome apelido começa a sua escalada ao poder. Como e porque Nonato acabou na cadeia, isto não sabemos. Esta é uma pergunta que será respondida só no final da história, quando se descobrirá o delito cometido por este homem e se completará seu aprendizado.Uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária.



DIÁLOGO 1
NONATO: É gorgonzola! Esse queijo tem esse nome por causa do nome da cidade onde ele foi inventado, na Itália, ali bem pertinho dos Estados Unido...
BUJIÙ: Ô Alecrim, esse gorgonzola pode ser o queijo do caralho que for, meu irmão, tu pode fazê o que quiser com ele, mas esse negócio não vai ficar aqui dentro nem fudendo!

DIÁLOGO 13
BUJIÙ: Ó Alecrim, porque essa frescura toda aí meu irmão, porque que tu trás uma coisa de cada vez, meu irmão? Porque você não trás tudo de uma vez e senta aí pra comê, porra? NONATO: Não é não, Bujiù é que não é prá mistura tudo no mesmo prato, né. Tem que senti os gosto, tem que ser uma coisa de cada vez, que senti os tempero tudo, né?
LINO: Pra quê? Vai misturar tudo na barriga mesmo. No bucho, fica tudo junto.
NONATO: É, mas você não come merda só porque a comida vai virá merda no bucho, né Lino? Minha gente, alguém come merda aqui, não né?
LAMBARI: Eu, nunca comi merda. Mas já fiz um desinfeliz comer.
SUELY: Ai gente, que nojo! Eu tô comendo.
ETECETERA: Peraí, cara! Peraí. E ele disse se era bom, que gosto que tem?
LAMBARI: Ói, ele não disse se é bão, mas deixô ele com um bafo desgraçado.

sexta-feira, dezembro 21, 2007




THE GODS MUST BE CRAZY
"Os Deuses devem estar loucos"
Direção: Jamie Uys - Botsuana, África do Sul (1980)

Uma garrafa de Coca-Cola jogada de um avião fazem os nativos acreditarem que é um presente dos deuses. Mas como isto gera uma série de brigas, eles decidem devolvê-la aos deuses, escolhendo um dos nativos para fazer a devolução.





sábado, julho 28, 2007




DOC TV III -TV CULTURA


O Programa DOCTV tornou-se um modelo de política pública internacional a partir do pleito da Comunidade Cinematográfica Ibero-americana à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura para elaboração e coordenação de um Programa análogo – o DOCTV IBERO-AMÉRICA – que hoje sistematiza a co-produção e teledifusão de documentários nacionais em 15 países. Outros desdobramentos são os processos de implantação dos Programas DOCTV México, DOCTV Colômbia e DOCTV Cinergia (América Central).

PROGRAMAÇÃO JULHO/AGOSTO



[29/07/2007 ] [23H]
[01/08/2007][23H30]

ilenciado do Jucurutu - Sobre a Cineasta Jussara Queiroz
Uma homenagem audiovisual à vida e obra da cineasta potiguar Jussara Queiroz. Representante do cinema engajado dos anos 1980 e 1990, realizou os premiados “Acredito que o mundo será melhor” e “A Árvore de Marcação”. Acometida por uma encefalite herpética, em 1996, Jussara encontra-se hoje, aos 50 anos, impossibilitada de se expressar plenamente e limitada para exercer a função para a qual tanto se preparou e com que tanto sonhou.
Assista o trailer:http://www.youtube.com/watch?v=bd-Id6pwEy0



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[05/08/2007][23H]
[08/08/2007][23H30]
O Caçador de Onças - Sasha SiemelUma revisão histórica da passagem do letoniano Sasha Siemel pelo Mato Grosso, na década de 1950. Os registros dos safáris feitos por Siemel (cinematográfico, memórias, peles de onça etc) tinham por objetivo a imortalização de seus feitos a partir da criação de um museu e da publicação de livros que contassem suas histórias de bravura. Seus registros são importante material de pesquisa sobre a fauna, flora e modos de vida do Pantanal, além de inflexão sobre o pensamento ambiental.
Assista o trailer:http://www.youtube.com/watch?v=R3nsXr9VKPs

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[12/08/2007] [23H]
[15/08/2007][23H30]

Nação Lascada de Véio:
A Glória do SertãoSituado na altura do km 8 da BR-206, no estado de Sergipe, encontra-se o sítio Soarte, de propriedade de Cícero Alves dos Santos, mais conhecido na região como “Véio”. No espaço existente entre a cancela da entrada e sua residência há um estranho conjunto de esculturas disforme, compostas pelos tipos de madeira disponíveis no local. Expostas a céu aberto, compõem um cenário que provoca diferentes reações entre os transeuntes. O documentário é um relato da visão de mundo do sertanejo.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=GhQ6NVCke0k


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[19/08/2007] [23H]
[22/08/2007][23H30]
La Rota del Pacífico
, Culturas de Fronteira:
O documentário aborda o projeto estratégico de integração econômica entre Brasil, Bolívia e Peru, por meio da construção da estrada do Pacífico, que promete transformar a economia da região por meio da criação de uma via para o escoamento da riqueza dos três países entre a Floresta Amazônica e o Oceano Pacífico. A estrada é o fio narrativo de captura dos símbolos dessa heterogeneidade, sem se restringir à visão oficial de uma ingênua integração harmônica.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=imVWyPtyb0U

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[26/08/2007] [23H]
[29/08/2007][23H30]
Café com Pão Manteiga Não

Na década de 1980, quando o presidente José Sarney lançou oficialmente em Porangatu-GO o Programa Integrado de Desenvolvimento Brasil Central, cujo braço principal era a Norte-Sul, os meios de comunicação de massa do Sul e do Sudeste reavivaram a polêmica dando vozes aos críticos que repetiram o argumento secular segundo o qual a estrada de ferro ligava “o nada a lugar nenhum”. Este documentário revela a importância das estradas de ferro para a formação do estado de Goiás e reflete sobre a história dos projetos de construção de ferrovias no Brasil.
Trailer:http://www.youtube.com/watch?v=RFb1w5nP4Ok

sábado, dezembro 23, 2006

Do olhar sem direção
Dos filhos do acaso dessa maldita situação
Isso é tudo o que se fala
E falar é tudo o que se faz
Ao invés de guiar
Assiste mais um que se perde
Sem nunca tentar ao menos
Falar -- nem apenas falar
A verdade
Para encontrar a solução
Equivocar-se e dar de ombros à semente
Não é cortar o mal pela raiz
E sim regar uma planta
Com um mal em si.



Escreví essa para o futuro da nossa 'nação'

quarta-feira, dezembro 20, 2006



MasterCard Descrimina Vegetarianos

Em 29/09/05 foram publicados dois anúncios da MASTERCARD, no jornal "O Estado de São Paulo", um de página inteira, onde está escrito:
Carré de cordeiro R$32,00
NÃO TER NENHUM AMIGO VEGETARIANO: NÃO TEM PREÇO.
com uma foto ilustrativa de um pedaço de carne em um prato.
É uma promoção de 2a a 5a feiras, de 3 a 6/10/05, com 50% de desconto no prato principal, desde que acompanhado de uma pessoa pagante, para os restaurantes: LA CABALLERIZA, LEÔNCIO, CHURRASCO´S e BOIZÃO GRILL
E , no final, o bordão:
Existem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe MasterCard.

veja o anúncio http://www.svb.org.br/home/documents/mastercard.pdf

Não importa há quanto tempo o anúncio foi feito, é importante não fazer négocio com empresas que não terão o menor pudor em te expor ao rídiculo por qualquer trocado a mais conta bancária de sua presidência. Ontem foram os vegetarianos, amanhã podem ser os gays, os negros, os pobres, e logo em breve, você. Por isso BOICOTE EMPRESAS SEM RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

domingo, dezembro 10, 2006


9° Dia Internacional dos Direitos Animais

Pela primeira vez no Brasil (e já em dezoito cidades simultaneamente), será lembrado o Dia Internacional dos Direitos Animais, que já é lembrado no mundo todo desde 1998. Neste ano, o tema do DIDA no Brasil será “Pelo fim da escravidão animal”.

Direitos Animais
conforme a Teoria Abolicionista de Gary L. Francione

1. Todos os seres capazes de sentir (seres sencientes), humanos ou não-humanos, têm um direito: o direito básico de não ser tratados como propriedade dos outros.

2. Nosso reconhecimento desse direito básico significa que devemos abolir, em vez de simplesmente regulamentar, a exploração institucionalizada dos animais -- porque ela pressupõe que os animais sejam propriedade dos humanos.

3. Assim como rejeitamos o racismo, o sexismo, a homofobia e o preconceito contra as pessoas por causa de sua idade, rejeitamos o especismo. A espécie de um ser senciente não é razão para que se negue a proteção a esse direito básico, assim como raça, sexo, idade ou orientação sexual não são razões para que a inclusão na comunidade moral humana seja negada a outros seres humanos.

4. Reconhecemos que não vamos abolir de um dia para o outro a condição de propriedade dos não-humanos, mas vamos apoiar apenas as campanhas e posições que promovam explicitamente a agenda abolicionista. Não vamos apoiar posições que reivindiquem supostas regulamentações "melhores" da exploração animal. Rejeitamos qualquer campanha que promova sexismo, racismo, homofobia ou outras formas de discriminação contra humanos.

5. Reconhecemos que o passo mais importante que qualquer um de nós pode dar rumo à abolição é adotar o estilo de vida vegano e educar os outros sobre o veganismo. Veganismo é o princípio da abolição aplicado à vida pessoal. O consumo de carnes (vaca, ave, pescado, etc), de laticínio, ovo e mel, assim como o uso de animais para roupas, entretenimento, pesquisa ou qualquer outro fim, são incompatíveis com a perspectiva abolicionista.

6. Reconhecemos a não-violência como o princípio norteador do movimento pelos direitos animais.

©2002 Gary L. Francione
Trad.: Regina Rheda
Se você questiona, se você confronta os padrões e diz 'não', se exercita sua força criativa com grande frequência e em enumeras situações, se você é uma pessoa que naturalmente precisa de espaço para mostrar o seu brilho, bem, para não dizer que você está fudido ou abençoado vamos dizer que você é 'DIFERENTE'.
Há pessoas que não se incomodam em ser diferentes. Aliás, elas fazem questão de ter personalidade e isso reflete em tudo referente à si: roupas, gostos, jeito de ser portar, jeito de agir. O fato de uma pessoa ter atitudes iguais as das outras não quer dizer nada - essa pessoa provavelmente é tímida e/ou insegura, tem medo em ousar.
Uma pessoa que é 'diferente' é especial: ela se coloca de uma outra maneira no mundo, quebrando normas e o padrão. Mas se é bom ou ruim ser 'diferente' é um ponto que depende de como você usa essa espontaneidade, e de como você aceita essa diferença entre as pessoas: se você é 'diferente', provavelmente você é uma pessoa bastante crítica para com as coisas do mundo, o que pode se transformar em uma dificuldade em aceitar o que, para as demais pessoas, é igual. De que adianta ser uma pessoa que é contra julgamentos mas que julga todos os outros inferiores por terem valores/gostos/atitudes diferentes do que se tem?!
É preciso fazer um resalve: existem dois tipos de pessoas 'diferentes': 1) aquela que desenvolveu uma sensibilidade e um senso crítico mais aguçado do que as outras e têm atitudes diferentes das demais porque acreditam naquilo. 2) Pessoas que usam o mesmo senso crítico e sensibilidade e se sentem agredidos/reprimidos pelos valores lhe impostos, e se expressam por forma de um 'protesto'
Poderiamos decidir nos tornar pessoas 'diferentes'? Sim, poderiamos - e seria maravilhoso se todos decidissem fazer essa transformação.E é mais fácil do que se imagina. Nosso cérebro, como todo músculo precisa de exercícios para se desenvolver, e nossa alma, como parte de nós, precisa ser alimentada. Trata-se de uma rotina bastante simples: Leia mais. Escute música não por modismo, mas por saber que dentro dela há o universo pessoal de seu autor, e que se abre ali, só pra você.Olhe as pessoas ao seu redor e saiba valorizar e aceitar aquele mundo.
É preciso sempre exercer a sua liberdade e promover às pessoas uma reflexão, já que não percebem que são repetitivas - se fossem diferentes, obrigariam um processo de educação diferenciado, que valorizasse e estimula-se o seu desenvolvimento crítico e o ser humano como único, talvez nos tratassem um pouco mais como pessoas, um pouco menos como robôs, como maquinas de consumo. É preciso sempre lembrar que o equilibrio é necessario em tudo. Já que nos dias de hoje as pessoas se chocam com alguém que possui personalidade própria, temos de ser cuidadosos para não chamar atenção e acabar por ser descriminado

[... como por tantas vezes eu sou]
MarianaSuperMariana

terça-feira, novembro 28, 2006

No príncipio era o computador. E deus disse:
-Faça-se a luz!
*Entre com a senha
-Omnisciente.
*Senha incorreta. Tente de novo
-Onipotente
*Senha incorreta
-Tecnocrata.
*Ok
-Haja Luz!
*Ok
-Abrir arquivo "genesis": Criar o Dia e a Noite. Eu, Deus, ví que há zero erros.
*Delete "zero erros". Corrija para: " e ví que era bom"
-Faça-se o firmamento em meio às aguas e a luz..."
*Comando incorreto. Tente de novo.
-que as aguas sob o céu se juntem em um só lugar e que parte seca apareça e..."
*Caracteres excessivos na linha de especificação...
-Criem-se a Terra e os Mares. Eu, Deus, ví que havia zero erros...
*Delete "zero erros". Corrija para"..que era bom". Enter.
-Criem-se fogos no firmamento para distinguir o dia da noite
*Tipo não-específicado de fogos. Tente novamente.
-Criem-se o Sol, a Lua, Estrelas.
*Ok
-Criem-se os peixes e as aves.
*Ok
-Criem-se os grandes monstros do mar e todos os seres que rastejam. Zero erros.
*Delete "zero erros". Replace por "que era bom". Enter.
-Faça-se o Homem à minha própria imagem.
*Tipo não especificado. Retry or abort.
-Criem um ser que vai me criar...
*Nomear este arquivo.
-Ah... ah... Homem...
*Inespecífico.
-Ah... Ah... Adão
*Ok
-Inserir no Homem... Adão..."sopro da vida".
Ok
-Sêde fecundo e multiplique-se e tenha domínio sobre os peixes do mar e sobre às aves do céu...
*Excesso de comandos operacionais. Try again.
-Execute ´multiplicação´ do Homem.
*Multiplicãção impossível - criar condições
-Mova o Homem para o Jardim do Éden.
*Arquivo Jardim do Éden não existe.
-Crie Éden.Edn*Ok
-Execute "multiplicação"
*Impossível.
-Ok.Crie então a Mulher da costela do Homem.
*Pode não dar certo
-Execute multiplicação.
*Especifique condições.
-Enfie a Mulher no Homem.
*Parâmetros incorretos. Tente de novo.
-Enfie o Homem na Mulher.
*Ok."Multiplicação" ainda impossível.
-Crie o Desejo, então.
*Ok
-Que oHomem e a Mulher se multipliquem no Jardim do Éden.Edn
*Aviso: Não há limites para este comando.
-Crie o "livre-arbítrio".
*Aviso: Não há limites para este comando.
-Desfaça então o Desejo.
*Desejo não pode ser defeito, depois de se criar o "livre arbítrio". Ask for help.
-Help!
*Livre arbítrio é um arquivo inacessível e não pode ser destruído.
-Crie a árvore do Bem e do Mal.
*Aviso: Não há limites para este comando. Entre options.
-Crie então a "opção bem" e a "opção mal"
*Ok. Criado arquivo novo: Escolha nome
-Pecado.doc
*Aviso: Erro de sistema no setor Edn. Homem e Mulher não estão mais no Jardim do Éden.
-Scaneie todo o Jardim do Éden para achar Homem e Mulher.
*Search failed (procura errada)
-Delete "pecado".
*Pecado não pode ser deletado, uma vez que foi criado o Mal.
-Destrua o Bem e o Mal.
*Arquivo inacessível não pode ser deletado. Cancele ou ative Bem e Mal como "jogo". Tecla "game".
-Ativada a tecla "game"
*Gravar título para arquivo "game".
-Humanity game.
*Aviso: esse jogo não tem limites de tempo e não pode ser interrompido. -Crie novo mundo então...
*Toda a memória disponível foi usada. Destrua velhos arquivos. Or ask for help.
-Destrua arquivo"Terra",então
*Destruir "Terra.doc". Confirme.
-Destrua "Terra". Confirmado.
*Ok

-Texto achado na internet por Arnaldo Jabor